Sobre a variedade de pensamentos que nascem do mundo físico e entram no fantástico através do meu olhar no leste europeu!

Nome:
Local: Recife, Manguetown, Pernambuco, Brazil

domingo, agosto 22, 2004

Exposée son route

Step right up! Aqui vai um pequeno resumo das cidades que vou ficar provavelmente, no meio da rota previamente exposta:

- PARIS: Cidade luz, vou ficar na casa de uma amiga de Tia Leda, e bater pernas pela cidade, o que já é o maior dos programas. Vou aprontar muitas para conseguir fotos interessantes, então fiquem bem ligados nesse destino, sairá coisa boa daqui.

- GENEBRA: Cidade das Organizações, Darci, prima de Tia Leda (sempre ela) será minha companheira de passeios. Ela que se parece bastante com Rita Lee e canta uma maravilha, além de ser budista, muito carinhosa e cheia de amor pra dar. Pq as mulheres têm que chegar nessa idade para ficarem interessantes? :) Também encontrarei a OVELHA! MÉ! Amiguinha que me acolherá em Florença, um pouco mais tarde, mas vou tangê-la um pouco antes pela cidade, Jesus é seu pastor, amiguinha! Sei que vc é não cabrita montanhesa, mas vamos passear nos alpes tb, comer chocolate e fondue.

- NICE: Felice, estar en AZUR! brinque, chiqueza total, mas aí dento, mim quer é fotografar, então uma praia européia clássica, e vamos voltar ao tempo dos grandes filmes da época de Grace Kelly para ver a burguesia catingosa da Zoropa soltar uns odores em Monaco, onde ninguém paga imposto! Coméquepode? Mas esqueçam tudo isso. Monaco pra mim é FÓRMULA 1, o 2º circuito que eu mais gosto, vou ver se alugo uma bicicleta para quebrar o récorde da pista... Ah, vou conhecer Cannes. Lá só volto pra receber minha palma de ouro! :)

FLORENÇA: E aê Ovelha, de volta, chegando na Itália! Pense numa cidade bonita, vamos ver o que ela esconde... Foi ali que nasceu a renascência, não preciso dizer mais nada.

VENEZA: La Sereníssima, potência naval, rota comercial intensa, ilhas, semelhança com Recife, é um local e tanto, transpira história e beleza por todo lado. Quando voltar, espero conhecê-la embaixo d'água (SCUBA DIVING!), vai ser legal tb!

INNSBRUCK - SALZBOURG: Rapaz, voltamos pra neve hein, olhe, a cidade onde Mozart nasceu deve ser uma pérola arquitetônica, ainda assim, boto mais fé na paisagem, e na minha viagem para o EISRIESENWELT, a maior caverna de gelo do mundo.

BUDAPEST: Chegamos no Leste, ex-país comunista e magníficamente recortado pelo rio Danúbio, e ainda mais enfeitado por arquitetura gótica-turca e lá vai, o povo húngaro é MUITO GENTE BOA, talvez eu passeie com uma coleguinha lá, ela parece ser maravilhosa... :)

SIGHISOARA, TRANSILVANIA: Olha só onde eu vim parar... Já foi na Romênia nego? Pois vá! Natureza quase entocada graças ao pouco desenvolvimento econômico... legal hein? Cidadezinhas ciganas e florestas sinistras, não tenho nem pra quê visitar o local de nascimento do Conde Drácula.

BUCARESTE: A linda Paris do Leste... Só vendo as fotos para crer!

ISTAMBUL: Vou passar um tempinho aqui, pq? Vou dar uma melhor descrição em breve, não se acanhem.

ATENAS: Aí, a grande cidade do berço da humanidade, para fechar tudo. Vou me devorar de mussakas e outras comidas típicas, tomar um vinho empurrado, ver museu, e efim, tocar em tudo, pq quero voltar no tempo. A ilha de Santorini é um destino em seguida, o peloponeso também é com certeza.

HEY HO! LET'S GO!

A Grande Rota, uma visão global

Bom, vamos ver onde tudo começou. A minha Tia Leda, uma das pessoas mais evoluídas que eu conheço (a velhinha é um verdadeiro oceano de sabedoria) viaja bastante por aí e de vez em quando, presenteia os sobrinhos com passagens de milhas aéreas... agora foi a minha vez, valeu Tia! Pois é, no começo eu não estava tão empolgado, mas quando a ficha caiu - percebi que poderia expandir meu conhecimento, indo para o berço da sabedoria, onde o homem deixou de ser bicho, para se tornar um ser que acha que não é mais bicho :PPP De fato, "humano" e "selvagem" são palavras tão contraditórias não é?
Conhecer o mar Mediterrâneo sem dúvida deve ser uma experiência única. São águas que mesmo em circulação pelo ciclo natural, despertam um grande sentimento de admiração e imaginamos que as mesmas águas banharam de navios romanos a subarinos alemães, e banham até hoje muitas cidades que eram emersas a milhares de anos. Tenho que trazer um copo dessa água para casa! Enfim, Istambul é uma parada óbvia, sem dúvida a cidade mais linda do mundo! :) E o leste europeu... bem, fora os preços (sou o rapaz latino-americano afinal) tem locais históricos de natureza intocada, e altas trilhas. Quando eu pensei nesta rota, coloquei a Grécia em primeiro plano. Tinha vontade de sentir Paris também. logo, o caminho surgiu como se por conta própria, atravessando vários países que pareciam ser rotas naturais da história (humana ou não). No meio do mapa apareceu o Rio Danúbio, que nasce nos Alpes e desagua em delta na Romênia. É um dos rios mais importantes da Europa, junto com o Sena na França e o Tâmisa na Inglaterra, mas o Danúbio atravessa vários países.
A Europa inteira para mim apareceu como duas fontes de água, uma salgada, o Mediterrâneo, e outra doce, o Danúbio.



Assim a rota pareceu óbvia, de uma fonte para a outra.


Mil caminhos loucos de uma mente sem rumo!

Relatar esse percurso que pretendo fazer é realmente um desafio à parte... representa o material definitivo, o trabalho-alvo de toda a viagem. Pretendo colocar aqui tudo o que vier à minha cabeça enquanto estiver rodando esse continente, fonte de grande parte do que somos hoje. Talvez meus pensamentos possam acabar gerando milhares de impressões ao serem lidos, e assim passar toda uma gama de idéias a quem lê. O importante é que seja posto para a forma escrita - sem dúvida a forma mais revolucionária de comunicação. No fim, vai ver este blog se torne tudo o que restará intacto da minha viagem, muitos anos depois, e além, perdido em algum servidor assegurado, depois de minha memória, minhas fotos, meus passos terem todos se apagado com o tempo.

"Um homem apenas não pode ver tudo"
Eurípedes, século V a.C.
Tendo dito isso, vamos ao que interessa e que se abram as portas da história para que eu a sinta. me lembro ter visto aquele filme "Gênio Indomável" em que o protagonista, um jovem super-dotado e cheio de si debocha de seu psiquiatra com sua carga de conhecimento. O encolhedor de cabeças, interpretado por Robin Williams diz: "Você pode até me dizer todos os detalhes da pintura no teto da Capela Sistina, mas nunca poderá me dizer o seu cheiro" (ou algo do tipo!). Um lugar desses até fendendo a catinga de gato morto tira lágrimas dos meus olhos :P! A idéia é justamente essa - uma imagem através dos sentidos da Europa, um flash global, uma mistura de sensações breves e imediatas. É assim que conhecerei vários lugares, mas passarei pouquíssimo tempo em cada um deles, trazendo muitas fotos, desenhos, mungangas que eu encontrar por lá, novos amiginhos, lembranças de meninas exóticas, e quem sabe até um cérebro diferente!